superar-a-inexperiência

5 dicas para superar a inexperiência e conseguir um emprego em TI

5 dicas para superar a inexperiência e conseguir um emprego em TI

Para iniciarmos com tudo esse nosso artigo com 5 dicas para superar a inexperiência e conseguir um emprego em TI, vamos revisar assuntos e sanar todas aquelas dúvidas que todos meus alunos e orientandos tem no início de carreira.

É preciso experiência para iniciar na carreira em Tecnologia?

Não! Assim como toda profissão, cada momento da carreira seja TI ou outra profissão, passa por diversas fases que molda o profissional. O que você precisa ter em mente é que mesmo para você que não tem experiência na área, é perfeitamente possível conseguir uma oportunidade. Tudo depende de como você se posiciona perante a empresa e o mercado de trabalho.

 

O mercado de trabalho é exigente, tenho enviado vários currículos mas não sou chamado para entrevistas, é a falta de experiência que me atrapalha?

Não! O mercado de trabalho é sim muito exigente, em se tratando de tecnologia, faltam profissionais para preencher tantas vagas, no entanto, 90% dos profissionais que não conseguem sequer ser chamado para entrevista, estão errando no básico, No currículo!

O currículo é fundamental para conseguir passar a informação de que você tem o perfil adequado e competências de sobra para a oportunidade em aberto!

 

É possível superar a falta de experiência e se preparar bem para uma oportunidade gastando pouco ou melhor ainda, sem gastar nada?

Não! Na verdade nesse momento de início de carreira o que você talvez não tenha é dinheiro! Mas tudo que você precisa é na verdade construir seu perfil profissional, traçar um perfil e uma rotina de estudos que vão te ajudar a superar a falta de experiência, ou seja, você precisa mais de tempo de estudo do que de dinheiro!

 

Quanto tempo de estudo e preparo é suficiente para eu conseguir uma oportunidade mesmo sem ter experiência?

Depende! Tenho alunos recém formados que saíram praticamente do zero, seguiram o plano de estudos e em 2 meses conseguiram se empregar mesmo sem experiência, outros alunos em 6 meses. De fato, o que você precisa definitivamente entender é que uma vez que você começar de forma dedicada a se aplicar na direção do seu objetivo, ele virá até você mais rápido do que você imagina! E vamos comemorar muito sua conquista!

 

Como superar a falta de experiência e conseguir uma oportunidade de trabalho de forma prática e realista?

Não existe uma receita pronta, no entanto existem metodologias adequadas a sua necessidade, e uma vez que você começar a aplicar e seguir a metodologia e agir de forma consistente, você vai superar suas dificuldades e se especializar de forma que a falta de experiência prática acaba sendo pequena perto do benefício que a empresa vai obter em te contratar por você ter um perfil profissional que está em crescente e contínuo crescimento. A metodologia que eu recomendo e tenho usado com os alunos é o PDCA, que é muito simples e você deve conhecer, vou falar sobre o PDCA em detalhes logo adainte!

Dica 01 – Elaborar um plano de estudos de tecnologias que te ajudem a escolher uma área especifica em tecnologia

Para superar a falta de experiencia e chamar a atenção das empresas e conseguir uma oportunidade de trabalho, você tem que fazer uso da sua capacidade de execução! O quão bom você é, em planejar e executar uma tarefa? Você pode no momento não ter a experiencia que a empresa está procurando, no entanto, você precisa mostrar a ela o seu perfil profissional, dar a ela a visão clara de que tipo de profissional você é, como você gerencia sua carreira e onde quer chegar! No inicio de carreira isso é mais fácil do que você pensa!

Você precisa vender a imagem de um profissional em crescimento, para isso, é importante estar agindo!

Na pratica, você pode definir uma meta de por exemplo fazer 1 curso gratuito de tecnologia por semana! Se você fizer 1 curso por semana, em 1 mês você já tem 4 novos cursos para adicionar no currículo!

Aqui mesmo no blog, tem vários artigos onde divulgo cursos gratuitos que você pode fazer! Tem varias área de atuação para você escolher e aprender mais sobre cada área também! Faça um cursos por semana, se você puder, faça 2 cursos, anote tudo e escreva sobre o que você está estudando, como se fosse um diário de atividades! Acredite! meus alunos são testemunhas dessa pratica!

 

Dica 02 – Elaborar um plano de estudos em idiomas Inglês e Espanhol. Use seu aplicativo favorito!

Outra forma de superar a falta de experiencia é ser o profissional certo no momento certo! Faz parte da sua construção de perfil profissional se preparar de verdade para as oportunidades que vão surgir em breve, falar o básico em inglês e ou espanhol é uma grande vantagem! O básico em inglês é saber se apresentar, descrever uma pessoa, reportar o que esta fazendo, o que fez no dia anterior e no que fara no próximo dia é muito importante, muitas empresas tem programas de recrutamento para profissionais em inicio de carreira, a empresa busca contratar profissionais que tenham esse perfil de fácil aprendizagem e investem nesses profissionais e esses processos basicamente demandam que o profissional tenha uma rotina de estudos e inglês básico!

Use seu aplicativo de idioma preferido, Duolingo ou Linguee são ótimos, você começa do zero, estuda 5 a 20 minutos por dia e cria uma rotina que tem mantem em contato com o idioma. Na hora certa você vai tirar vantagem desse conhecimento e dessa habilidade!

Dica 03 – Crie um perfil no Linkedin e mantenha seu perfil semanalmente atualizado!

Você tem uma meta e rotina de estudos definida, faz cursos semanais e idioma diariamente no seu aplicativo favorito. É hora de aprender a cuidar do seu perfil profissional, as maiores empresas da área de tecnologia usam o Linkedin, maior rede social de empregos do mundo. É lá que estão os recrutadores que buscam profissionais em diversos níveis! O importante é você manter seu perfil atualizado, idioma diariamente em prática e duvido você não receber mensagens com oportunidades que sejam adequadas ao seu perfil iniciante na carreira. Se você precisar de ajuda para criar um perfil e se precisar de ajuda para editar e usar o linkedin, estou a sua disposição para te ajudar nessa tarefa!

Além de manter o perfil atualizado, pesquise por vagas em aberto, use a opção de busca por vagas, filtre por níveis JR e Trainee e se inscreva nos processos sem medo!!

 

Dica 04 – Aplique a metodologia do PDCA nesse seu processo de melhoria continua em busca da sua oportunidade!

PDCA é uma metodologia de melhoria continua, serve para diversos processos inclusive plano de carreira!

ciclo-pdca
ciclo-pdca

Na prática é planejar, executar, medir o resultado e continuar agindo!

Vamos usar como exemplo um atleta amador maratonista que deseja correr a maratona de Nova Iorque, que são de 42km!

Como todo plano de treinamento esportivo, basicamente esses atletas utilizam de uma rotina semanal de treinos que variam na intensidade e na frequência de treinamentos de acordo com o tempo disponível do atleta. Tem planos de treinamento que são de 3 meses, porém vão demandar maior intensidade e treinos diários, outros planos são de 4 e 6 meses, o segredo é não deixar para se preparar na ultima hora ou nos últimos 3 meses se você for iniciante!

Na carreira profissional também é assim!!

Muitos não aproveitam o tempo livre, gastam tempo em redes sociais e não enriquecem o currículo nesse tempo, dificilmente vão ter uma oportunidade se não atualizam o currículo com assuntos do momento, e quando as oportunidades aparecem, não aproveitam por não estarem em ritmo constante de preparo, e querem aprender tudo em 1 semana para fazer uma entrevista, acabam não aprendendo nada e na entrevista passam aperto! Passar na entrevista é muito fácil! Você precisa estar preparado para se comunicar, falar sobre você, sua trajetória, pontos fortes e fracos, o que você deseja para si mesmo e o que esta fazendo para conquistar seu espaço. Isso é básico para uma entrevista, e muitos não dão atenção, subestimam a prática de comunicação, na hora não passam confiança e perdem a oportunidade! O PDCA é um ciclo de, revisar a meta, executar atividades (cursos, leitura, idioma) para concluir pequenas metas, que semanalmente acrescentam algo novo no seu currículo e Linkedin e que vai te ajudar a se manter em ação! planejar, executar, avaliar se esta indo no caminho certo e agir semanalmente!

Dica 05 – Aprenda sobre inteligência emocional e inteligência financeira

Você tem uma meta, objetivos semanais que envolvem uma rotina de estudos com cursos gratuitos, pratica de idioma e revisão de currículo. Faz anotações e escreve sobre o que você está estudando e aprendendo. Nesse momento em diante, você vai perceber que está cada vez mais perto da sua oportunidade de superar a falta de experiencia. Na entrevista é hora de você se comunicar e mostrar esse seu PDCA plano de melhoria contínua e mostrando confiança, tenho certeza que sua oportunidade virá!

Inteligencia emocional é outro grande fator que você precisa aprender e aprimorar diariamente! Inteligência financeira é importante para quando você obter sua oportunidade e começar a receber salário e evitar de cair nas armadilhas do inicio de carreira, fazer mais contas do que seu salario pode pagar e deixar de investir em cursos especializados e que te darão melhores condições de carreira.

Inteligencia emocional é importante para te ajudar a se comunicar melhor, compreender melhor o ambiente de trabalho, saber identificar e lidar com as diferenças entre os profissionais e suas hierarquias, saber como reportar e ser ético e acima de tudo respeitar os valores da sociedade e da empresa onde você trabalha!

 

Vamos conversar!

Com essas 5 dicas, tenho certeza que a falta de experiência na área de tecnologia vai ser pequena perto de todo potencial que você pode mostrar através de uma rotina responsável de estudos e um conhecimento cada vez mais sólido! Deixe um comentário e tire suas dúvidas! Boa sorte!