Mercado de Trabalho carreira em tecnologia Inicio de Carreira Curriculum de TI

[Artigo 01] – Carreira em Tecnologia, o que você precisa saber!

Dicas importantes de como superar cada desafio no inicio da Carreira em Tecnologia

A carreira em tecnologia e o mercado

Em continuidade na série de artigos sobre carreira em tecnologia, neste artigo o que eu quero falar para você é que a Carreira em Tecnologia está ligada à área de Informática, Eletrônica, robótica e tudo aquilo que envolve automação, sensores,  e a administração dos recursos de infra-estrutura física e lógica desses ambientes.

Na prática, o profissional de tecnologia é um dos mais multidisciplinares do mercado como um todo.

Nos últimos anos, muitas mudanças na sociedade vem ocorrendo devido às soluções tecnológicas, e justamente, desenvolver tecnologias capazes de gerar impactos na sociedade, dar resultados e mudar a vida das pessoas vai muito além de saber escrever código, configurar computadores e servidores, desenhar telas com ar de modernidade e facilidade de uso, gerenciar recursos de infra estrutura como link de internet, discos rígidos de armazenamentos gigantescos, mapear processos de negócios para implantar sistemas ERPs, gerenciar a segurança das informações e dados coletados para garantir sigilo, planejar e gerenciar atividades para que sejam executadas de forma satisfatória e nos prazos definidos, etc.

Definitivamente não é o suficiente, especificamente para você que quer seguir a Carreira em Tecnologia, o mercado quer mais, a menos que você queira ser o tipo de profissional medíocre, que detém conhecimento superficial sobre as coisas, faz o mínimo que precisa ser feito, por isso, perde as melhores oportunidades, vai sempre estar nas listas dos "demitíveis", vai se sentir injustiçado por tudo e por todos e vai acabar por criticar a profissão e ou por a culpa em alguma crise quando estiver desempregado.

Isso vale para todo o mercado de trabalho, a sua carreira é uma somatória de comportamentos e atitudes, que estão sob sua responsabilidade.

O mercado de tecnologia é extremamente exigente, tem trabalho pra todo mundo, tem vaga pra todo mundo, tem oportunidade para todo mundo, como falei anteriormente, o profissional de tecnologia vai ser muito exigido em conhecimento técnico, emocional e principalmente em criatividade. Isso requer que você esteja disposto a investir pesado não somente em cursos técnicos e especializações, mas também em negócios e empreendedorismo, marketing e inteligência emocional para construir umaCarreira em Tecnologia sólida e sustentável e isso demanda dedicação, disciplina e madrugadas em claro buscando soluções.

Do ponto de vista corporativo, falando abertamente, as empresas e organizações precisam de profissionais que sejam capazes de entender e compreender suas necessidades de negócios, que uma sua missão é planejar, executar e manter um projeto em andamento, gerando receitas para as empresas, ou ainda, projetos que trazem economia financeira, melhoram estratégias de mercado de produtos e serviços e contribuem para uma maior competitividade entre as empresas.

Um exemplo do que você pode encontrar pela frente

No Brasil, um mercado extremamente competitivo é o de compras online, os e-commerces. Muitas lojas virtuais espalhadas na internet, 24 horas por dia, 7 dias por semana, brigando para conquistar cada vez mais clientes. Uma vez que a loja atrai clientes, a loja tem que ser agradável, o preço dos produtos deve ser atraente, uma vez que o preço seja atraente, deve oferecer segurança para que o cliente faça a compra garantindo que o produto desejado seja entregue com segurança e o mais rápido possível.

Do ponto de vista do cliente, o que está em jogo é a satisfação do desejo de consumo, experiência de comprar de forma rápida, segura e confortável.

Do ponto de vista corporativo, para a loja online o que está em jogo é conseguir convencer o cliente a comprar o produto, o que chamamos de conversão que  é simplesmente vender o produto, visando faturar e obter lucro. Mas muitas coisas estão envolvidas nesse momento.

Um mesmo produto pode ser encontrado facilmente em muitas lojas online, para garantir que a loja tenha sucesso na venda, ela investe em uma site com boa aparência, recursos de acessibilidade,  fácil navegação e em um processo de compra cada vez mais rápido e para isso requer que o profissional se coloque no lugar do cliente final para alcançar melhores resultados. Ainda assim, no que tange a redução de custos para baratear os preços dos produtos, as lojas e empresas investem em pesquisas de tendências de consumo, para antecipar a compra nos fornecedores, armazenar esses produtos em estoques inteligentemente distribuídos em diferentes regiões para agilizar a entrega até a casa do cliente e evitar alta carga de impostos aproveitando incentivos fiscais.

Com esse exemplo podemos identificar muitos conhecimentos envolvidos de comportamento humano, estatística, logística, carga tributária, etc. E nós estamos falando da Carreira em Tecnologia!

Existem muitos outros exemplos que eu poderia citar que requer conhecimentos e habilidades muito além de tecnologia, como os aplicativos de táxis, educação, serviços digitais, medicina, jogos, previsão do tempo e desastres naturais e até casas inteligentes.

Para fazer parte do mercado não somente de tecnologia mas o mercado como um todo, você precisa entrar de cabeça, tem que querer fazer a diferença, se comprometer com os resultados que podem, mudar a sociedade, mudar e até salvar a vida das pessoas.

Eu vou ser criticado por essa dica, remuneração e reconhecimento, cada um tem um ponto de vista sobre isso, depende de objetivos pessoais de cada um, no entanto ninguém é dono da verdade. Fique a vontade se você não concordar, aliás é apenas a minha visão.

Você será muito bem remunerado, desde que você principalmente...

  1. Tenha sólidos conhecimentos e prática de execução (Missão dada é missão cumprida);
  2. Esteja disposto e se mantenha sempre em constante aprendizado;
  3. Dê uma solução para os problemas e saiba resolvê-los;
  4. Domine a lei da oferta e da procura!

Você será reconhecido, desde que você principalmente...

  1. Seja comprometido consigo mesmo (É a sua carreira em jogo e você é o único responsável por ela);
  2. Seja responsável, honesto e humilde (Assuma riscos e principalmente seus erros, aprenda a dizer não e saiba reconhecer);
  3. Seja resiliente (Vamos falar sobre isso mais adiante);
  4. Saber compartilhar conhecimento é tão importante quanto saber planejar e executar tarefas;
  5. Saiba reconhecer e compreender as necessidades alheias;

Você vai ouvir falar cada vez mais em profissionais de alta performance, resilientes, competitivos. Não é para menos, uma vez que com tantas habilidades e sendo tão exigido, fazer cada vez mais coisas em pouco tempo e com qualidade é algo para poucos.

Você vai colher bons frutos se escolher fazer parte do mercado de alta performance, tenha isso como missão de vida, seja um profissional de alta performance, obtenha conhecimento e atualize-se, tenha poder de realização, empreenda, dê resultados positivos, saiba reconhecer e se valorizar pelo seu esforço.

Lembrando que no mercado, o que remunera são os resultados positivos, e não somente conhecimento, e que tudo isso está na suas mãos!

Na próxima dica, vamos falar sobre o que o mercado de tecnologia espera de você e vou dar dicas de como conseguir alcançar seus objetivos

Deixe um comentário