Plataforma mobile

Plataforma mobile: Os desafios e os benefícios dos aplicativos para as empresas

Proximidade com o cliente: Os desafios e os benefícios da plataforma mobile para as empresas.

Em continuidade a série de posts sobre Arquitetura de Software e o fenômeno dos aplicativos para dispositivos móveis. Hoje vamos falar sobre os desafios que as empresas enfrentam atualmente para modelar seus negócios e tirarem vantagens da plataforma mobile que tem como principal benefício trazer as empresas e seus produtos para mais próximo do cliente. E do ponto de vista tecnológico, os requisitos de projeto que fazem com que soluções sejam projetadas para atender milhares de usuários conectados a todo momento.

Como sabemos, com o grande aumento na quantidade de usuários que aderem cada vez mais aos dispositivos móveis e seus aplicativos. Empresas de grandes setores como e-commerce, cosméticos, finanças, entretenimento, esportes, educacional, etc, tem cada vez mais expandido suas atuações através do desenvolvimento de aplicativos móveis voltados para seus segmentos, integrando os mesmos as suas plataformas já existentes e criando um novo canal de interação com seus clientes e usuários.

marketing_agressivo_mobile_2Atualmente, desenvolver aplicativos para empresas é uma ferramenta poderosa para estreitar o relacionamento com o cliente. Por exemplo: imagine  os benefícios que sua empresa terá se estiver conectada em tempo integral com seu público . Isso não aumentaria suas vendas? Aumentar a disponibilidade de professores e alunos em escolas e centros de treinamento, não melhoraria a qualidade de ensino das escolas e traria mais aprovações em vestibulares, concursos e até mesmo no ano letivo?

Essa proximidade com o usuário e ou cliente que adere ao uso dos aplicativos da empresa permite que as empresas tenham a capacidade de primeiramente obter dados sensíveis e identificar quem é o usuário e mapear seus interesses com base no seu perfil, utilizando o próprio aplicativo e em tempo real, e segundo, através desses dados coletados melhorar a experiência do usuário, e também se beneficiar dos mesmos dados coletados para criar campanhas de marketing agressivas e objetivas, promoções,  e de uma forma ou de outra criar mais oportunidades de negócios, vender mais produtos, melhorar o engajamento e a aceitação do usuário com relação a marca aumentando e muito os resultados positivos, principalmente em tempos de crise.

Apesar de parecer que as vantagens sejam somente para empresas, profissionais liberais prestadores de serviço e consultores, também podem fazer uso da plataforma mobile e obter as mesmas vantagens competitivas. O universo mobile é amplo e permite uma forma de concorrência franca.

No contexto educacional, muitas escolas e centros de treinamento, bem como profissionais de ensino particular já estão aderindo a plataforma mobile e desenvolvendo aplicativos que auxiliem e melhorem a experiência de seus clientes e traga cada vez mais oportunidades de negócios para si. Aplicativos para presença de alunos, lista de atividades, mural de recados, plantão de duvidas e até aulas particulares, hoje já são oferecidos por muitas escolas e é fato que no dia a dia faz a diferença quem oferece esse serviço.

marketing_agressivo_mobileDo ponto de vista tecnológico, esses desafios vem na forma de requisitos funcionais e não funcionais citados anteriormente.

Primeiro pelo fato de as empresas terem a necessidade de modelar seu negócio para esse publico, montando planos estratégicos e definindo quais recursos seus aplicativos devem ter inicialmente e quais tantos outros recursos seus aplicativos terão no futuro. Por ex.:

Uma empresa de cosméticos, que já possui uma marca estabelecida no mercado, com consultores que vendem de porta em porta e também via loja virtual decidem aderir ao projeto de plataforma de aplicativos móveis definindo que quer iniciar na plataforma de forma gradual pois o tempo de lançamento do aplicativo é importante para a marca e o mercado, o chamado time to market, e decide desenvolver o aplicativo que permita os clientes consultarem os catálogos de produtos cosméticos por categoria e através do aplicativo localizar o consultor mais próximo para atender sua necessidade e no futuro com a adesão do produto, recomendar o mesmo para seus amigos. A Empresa também precisa saber quantos usuários estão utilizando o aplicativo e quais as categorias são as mais interessantes para ele e se ele tem procurado formas de adquirir o produto, tudo isso em tempo real.

Os dados coletados precisam ser armazenados e serão trabalhados por uma equipe de especialistas em inteligência de mercado e negócios (BI) que vão prover novos desafios e oportunidades no futuro muito próximo.

Esse cenário é bem comum na área de desenvolvimento de software e com base nessa demanda é que a arquitetura de software é importante e atua de forma a criar um ecossistema capaz de atender o cliente tecnologicamente, dando suporte aos negócios da empresa.

Esses mesmo cenário simplificado nos permite identificar e coletar requisitos funcionais como:

  • permitir que o usuário consulte o catalogo de produtos por categoria
  • localize um consultor mais próximo
  • recomende o produto para seus amigos
  • obter dados e mapear o perfil do usuário em tempo real
  • permitir usuário converse com um atendente ou o provedor de serviços através de chat online

E os seguintes requisitos não funcionais:

  • Armazenar os dados coletados para trabalho de inteligência
  • Monitoramento em tempo real
  • Segurança de dados sigilosos do usuário
  • Integração com sistemas externos para obtenção de dados de catalogo de produtos
  • Modelo de integração realtime para conversa via chat e VoIP

 

Uma vez que a arquitetura de software define os componentes e suas integrações com base nos requisitos, a escolha da metodologia de desenvolvimento é importante para definir como será feito o acompanhamento da execução do projeto uma vez estimado, e será acordado datas de entregas, e data de lançamento.

Essa metodologia de desenvolvimento, para um cenário competitivo e acelerado como os aplicativos e toda a plataforma mobile, cabe ao modelo ágil de desenvolvimento de software, que merece um post especifico sobre esse assunto, por ser uma prática de gestão moderna e que permite potencializar os esforços de desenvolvimento no que realmente agrega valor e acaba por atender o "time to market" tão desejado, ou seja, o software ou aplicativo em questão acaba por ser disponibilizado mais rapidamente para o usuário final.

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